terça-feira, 20 de abril de 2010

The Savage Dragon 02 (1996, Abril Jovem)

É isso aí, hoje não vai ter nem DC nem MARVEL, hoje vai ser IMAGE. Sim, e nem é IMAGE toda cult, que publica quadrinho autoral de baixa tiragem e edições especiais, vai ser a IMAGE RAIZ, aquela do começo, toda copiada da própria MARVEL (local de onde os principais fundadores saíram pra começo de conversa). Então vamos lá, falemos dessa que é uma das primeiras edições do Hulk policial baixinho de barbatana.

Boo-yah! Armas gigantes, ninjas e músculos! São os loucos anos 90, nenêm!

Apesar do meu comentário anterior, você devem entender (e aceitar) que na verdade o Savage Dragon é um personagem bem diferente do Hulk. Na verdade, a única semelhança é a cor verde, a força e o poder de se regenarar rápido. De resto é bem diferente mesmo.

Essa história foi publicada originalmente na segunda edição mensal americana do Dragon, em 1993. E nela, vemos que o verdão foi dar uma passeada em Nova Iorque pra verificar ocorrências de um gárgula gigante que anda fazendo aparições na cidade.

É um plot bem batido mesmo, não fosse a aparição das tartarugas ninjas (única razão real pra essa resenha).

Tática de batalha número 43: bater primeiro, perguntar depois.

Como sempre acontece em crossovers, as tartarugas e o Dragon brigam sem razão aparente ,por umas duas páginas, mas então resolvem unir forças já que elas também estavam atrás do tal gárgula. Que aparece mesmo depois.

Sim, você ouviu certinho: SSKREEEEEEEEEEEEEAAAA

Eles vencem o gárgula e seguem seus caminhos. Dragon volta pra Chicago e as Tartarugas voltam pro esgoto, mas não sem antes deixar um gancho pra uma possível trama maior, dessa vez envolvendo só as tartarugas.

OMG, olha a mãe do Wolverine!

Agora eu pergunto: quem diabos é essa mulher? Eu não me lembro de ver ela antes enfrentando as Tartarugas e nem depois enfrentando o Dragon (sim eu lí muitas edições do Dragon). E que porra de aparência é essa que o Erik Larsen bolou??? Cabelo todo maluco, peito muito gigante e desproporcional, mó cara de traveco e os abdominais mais estranhos do mundo.

Vale comentar algo aqui sobre a arte do Erik Larsen. Ele não é mal desenhista, mesmo. Quando ele faz um traço mais normal, o desenho ganha personalidade. Mas eu não entendo qual é a dele de fazer homens tão FORTES e desporporcionais e mulheres tão exageradamente peitudas e desengonçadas. Acho que a melhor mulher heroína que ele desenhou nesse mundinho do Dragon foi a Ricochete porque ela se parece mesmo com uma adolescente norm...

Ok, esqueçam, acabei de ver essa imagem e desisti da afirmação. Erik Larsen é um descompensado mesmo.

Mas eu não consigo dizer que a edição é RUIM. Tanto que ela vem durando nas minhas mãos por anos e eu não consigo jogar fora ou dar pra alguém. Não é ótima, claro que não, mas diverte. E se o Erik Larsen tem uma qualidade é essa, de todos os fundadores da Image ele era o que melhor sabia escrever um roteiro. E entre os plágios da Image, O Dragão Selvagem se salvava como o mais original em suas histórias. E é o único que é escrito até hoje pelo seu criador, que mantêm sua própria cronologia, inclusive fazendo o tempo nas hqs passar na mesma velocidade que no mundo real.

Essa última parte eu não confirmo, pra falar a verdade, porque eu só ouvi falar, hehe. Eu lí muito Savage Dragon, mas nem tanto assim.

Mas bem, além dessa história, tem um outro tapa buraco nessa edição, uma história do Star um personagem que era o Homem-Aranha sem poderes de aranha. Mas o visual É PARECIDO e a personalidade também era bem a mesma. Repare.

Amigão da vizinhança.

Nessa História ele persegue a acidentalmente mata um vilão que tem poderes baseados no fogo. A única contribuição aqui é mostrar como o tal personagem ficou careca. É um tapa buraco bem safado, mas não é dos piores.

Não vele a pena se desesperar por isso, Star. Lembre-se do Michael Jackson, ele desistiu quando queimou o cabelo? CLARO QUE NÃO!

Sabe o que é engraçado? Descrevendo a história, todo o enredo soa bem idiota mesmo. E é. Mas ainda assim é divertido e, bom, ajuda a passar uns 15 minutos lendo. Menos até, uns 10 minutos se muito.

Acaba ganhando uma nota 2,5 de 5.

======

Ei, quer ter sua resenha publicada aqui? Manda pro banda.desenhada.podcast@gmail.com

Se a gente gostar a gente publica. Se a gente não gostar, bom, de qualquer forma agradecemos o esforço!

Até.

6 comentários:

  1. ae, outra rsenha retrô...

    eu não tenho orgulho de dizer que quando era pivete pedi pra minha mãe comprar a edição 01 do Saveg Dragon pra mim... (mas lembro que fiquei extasiado, pq numa parte alguém gritava "PORRA!"

    eu acho o traço e os roteiros desse cara uma coisa muito sem explicação... não sei como ele se mantém no mercado, não sei mesmo...

    tenho um encadernado das Tartarugas Ninja aqui... se não fosse tão tosqueira eu resenhava ele...

    me lembro bagamente de um herói chamado star alguma coisa, que tinha uma estrela vermelha no peito igual a esse homem aranha aí...

    ResponderExcluir
  2. Pior que o hulk de barbatana era oque avia de melhor na image (não que isso diga muita coisa).

    Me corrija se eu estiver erado, mas para fazer essa história o Larsen meio que cagou pra cronologia das tartarugas, porque se eu não me engano nessa época o Rafael tinha virado anti-heroi, um deles tinha virado cyborg e o leonardo tava namorando uma salamandra(por isso que eu digo que a única coisa que presta das tartarugas era o desenho, com a primeira dublagem)

    ResponderExcluir
  3. Tartarugas era muito foda! LAVEM SUAS BOCAS IMUNDAS PRA FALAR DELAS! É tudo uma questão de contexto, tipo o Dragão Selvagem ai.

    Mas nada, NAAAADA explica essa mulher ai... putaquelamerda hein? Malditos anos noventa onde todo mundo tinha o quadril LITERALMENTE quebrado =/

    Reparem como o Dragon tá TOTALMENTE Marion Cobretti no primeiro quadro. Fora que as armas parecem ter saido duma fábrica do Liefeld.

    E eu confesso: achava Spawn foda! =~~

    ResponderExcluir
  4. banned - ih cara... normal. eu me lembro quando as primeiras edições da IMAGE foram publicadas, Spawn e Savage Dragon eram as coisas mais lindas que eu já tinha visto na vida... tá bom que eu tinha 13 anos, mas enfim. e mesmo se esse encadernado das tartarugas teu for tosqueira, vale a pena resenhar ué. nem que seja pra falar mal. esse star era outra coisa, o cara tinha uma estrela marinha no peito e ficava viajando no tempo. eu não tive coragem de comprar pra ler. nem naquela época.

    molho - eu não tenho a menor idéia se tudo o que você falou aconteceu mesmo, mas se aconteceu, só uma coisa explica: DROGAS. muitas.

    Tarcizo - mas aí que tá: spawn ERA foda. eu desenvolvo isso melhor quando a gente for gravar um podcast novo. aquele lá do assunto BOLÊMICO. aguarde e confie. ;)

    ResponderExcluir
  5. Mas TCZ você esta certo, spawn era foda, foda de ler, image foi a santa inquisição dos quadrinhos, lixo em cima de lixo, isso é um fato.

    O apogeu foi toddynho "criando" uma mistura de batman+homem-aranha+motoqueiro-fantasma juntando em uma trama idiota sem pé nem cabeça que nem ele sabia onde ia parar, ou seja, MASSA VÉIO.

    P.s: Eu não falei que tartarugas era ruim, falei que o desenho com a dublagem da globo era foda, as HQs que eram uma merda, isso é indiscutível, a final pegaram um conceito que parecia ter sido feito por uma criança de 10 anos e tiraram o "massa véio" para ficar melhor justamente para crianças de 10 anos.

    ResponderExcluir
  6. puts, escrevi "em cima", viram, é só falar da image que surge os colaterais.

    ResponderExcluir