quarta-feira, 14 de abril de 2010

O Homem-Aranha 85 (1990 - Abril Jovem)

Daí eu resolvi fazer um post bonito, iNgual o do Rog. E daí que eu peguei um quadrinho do Homem-que-arranha também. E repeti por dois motivos: o primeiro é porque desde menino, quando eu era criança lá em babacena, o Teioso era meu herói favorito EVER (assim como muito menino por ai)

O segundo tem a ver com o primeiro, sendo o Spidey meu favorito, sobrou MUITO mais revista dele do que qualquer outro aqui em casa. Então lá vai.

Vou "fotorresenhar" aqui uma edição que me ensinou muita coisa sobre a vida, a economia e a ganância. E sobre pôneis e fadas. Ou isso era aqueles chás que minha avó me dava?


OMG, que capa MAL FEITA \o

Então, pra quem não conseguiu ler o título ali, porque eu uso a câmera do telefone que não é lá essas coisas, a chamada da história na capa é "O BEYONDER TRANSFORMOU UM PRÉDIO EM OURO! COMO FICA O MUNDO AGORA?" Bem legal não? Ou você nunca parou pra pensar à respeito? Bem, vamos seguir na história do quadrinho, lá na metade você vai entender direito essa chamada.

Vocês lembram do Beyonder? Aquele puto com poderes ilimitados que pegou todo mundo, heróis e vilões, tacou num planeta feito de retalhos de outros planetas e pôs todo mundo pra brigar, só pra observar e fazer uma experiência? Então, depois das Guerras Secretas esse puto veio até a Terra pra continuar a tentar entender os humanos, seus sonhos e desejos. Num desses papos espertos, conversando com os BUCHAS Punho de Ferro e Luke Cage, os caras dizem que o maior desejo de qualquer pessoa é dinheiro, que dinheiro resolve qualquer parada (o que você esperava que esses toscos respondessem? "Honra", "Glória"? Humpf...) Dai, ouvindo isso, o "Alémnador" transforma o prédio onde eles estavam em ouro.

EM OUROOO!!!!


Ai tu me diz "porque o uniforme vermelho se na capa é o preto?" Poizé...
Primeiro: logo de cara o prédio afunda TRINTA METROS na Park Avenue, afinal, um prédio feito TODO de ouro maciço não aguenta, estruturalmente falando. Isso já é foda, pois se fosse num quadrinho tosco da DC, APOSTO, o prédio ia ficar todo inteirinho e reluzente, ponto pro Danny Fingeroth. Outra sacada boa foi a do colorista não por tudo DOURADO. Afinal, muito ouro junto é meio fosco mesmo, sobretudo porque é ouro bruto, não polido, ponto pra Zeck, Layton, Simons e Mooney (porra, ninguém tem nome no departamento de arte-final é?). E dá pra ver a cara de susto do Aranha no quadrinho, porra, é um prédio INTEIRO feito de OURO porra! Ponto pro Mike Harris!
Daí o Aranha entra no prédio pra salvar as pessoas! Não sem antes notar uma movimentação do exército ao redor do prédio, pra evitar que as pessoas descubram o que aconteceu e comecem a saquear o lugar. Depois de ser atacado pelo "exército" (que não é bem um exército. Um parabéns pra quem chutar certo quem tem poder de mobilizar uma milícia paramilitar em plena NY de uma hora pra outra) o Aranha entra e se depara com cenas insólitas, afinal todos os objetos dentro viraram ouro! Um sonho de Nicolau Flamel quase!


essa expressão de dor da vítima ficou FODA. Isso se ele já não estiver morto

Enfim, como é uma marca característica tanto do HA quanto dessa época, tudo é tratado com realismo. As vítimas, em sua maioria, ficam presas debaixo de objetos comuns, como uma palmeira de plástico, ou então, pelas coisas nos seus bolsos que viraram ouro. Coisa que aconteceria se tudo no seu prédio se transformasse de repente. Muito foda. Daí o Aranha sai, não sem antes resistir bravamente a levar um "souvenir" pra casa, pois como sempre, o Peter tá devendo o cu. Mas ele resiste e vai embora, mas não antes sem ver uma coisa curiosa: os soldados cortando e levando ouro todo embora, desmantelando o prédio. Porque? E mais, não eram soldados! Eram homens do REI DO CRIME! (Ahaaa, quem adivinhou?) que em troca de ceder seu pessoal pro governo, vai levar umas máquinas de escrever de ouro como presente pela colaboração.

o gordão tá em todas pqp

Ai o Aranha, num ímpeto de ter BOLAS, resolve levar um bloquinho de papel de ouro, mas não sem morrer de remorso depois. Aliás, é interessantíssimo esse duelo moral interno do herói, pois logo no início a MJ pensa que desistiu de casar com o Peter porque ele é o Spidey, então não saberia se o macho voltaria pra casa vivo toda noite. Ai ela lamenta que ele não usa os poderes pra ganhar dinheiro, mas chega a conclusão que se ele fizesse isso, não seria o homem que ela ama (pausa pro OOOOOOOOOWNM) Pois bem, mesmo tentando se compensar da cagada que o governo fez ao se vender pro Rei, o Parker fica com a consciência pesada depois. Isso é um herói de verdade, que fode com a própria mente quando faz algo que julga errado. Bem, tamos falando dum cara que remoeu a morte do Tio a vida inteira ... fazer o que.


*bgm do Link levantando um item qualquer*

Mas então, você me pergunta, que papo todo é aquele de economia lá em cima? E porque o mundo corria perigo? Pois bem, esse é o ponto mais legal do quadrinho, o que me fez um estalo que poucas vezes senti quando era criança, láááá dentro da mente: o governo vende o cu pro Rei do Crime pra que ele ajude a desmantelar o prédio, e faz tanto sigilo por um simples motivo - o mercado financeiro internacional QUEBRARIA com tanto ouro sendo posto no mercado! Simples! Imagine, a economia de diversos países quebrando AO MESMO TEMPO (dos EUA inclusive) pois suas reservas monetárias são baseadas em ouro! Muitos países iriam a bancarrota fazendo, nas palavras de Wilson Fisk, "a depressão de 1929 paracer um período de prosperidade".
Pausa pra um parêntese, rápido. (quando eu morava em república, um dos caras que morava lá me disse que sempre fazia uma pergunta pra todo mundo que conhecia e que a partir disso ele saberia melhor com quem estava lidando. A pergunta era "o que você faria se começasse a chover ouro?", bem, eu usei meus conhecimentos quadrinísticos pra explicar pro cara como funciona o mercado financeiro no tocante a questão do ouro e como o aumento extremo de oferta resultaria numa baixa de preços e das conseqüências disso pro mundo... acho que depois disso ele nunca perguntou mais isso pra ninguém) Enfim, quando um "gibi" (ODEIO essa palavra) ensina economia e princípio de oferta e procura e funcionamento do mercado financeiro internacional pra crianças? Bons tempos...

Ah! E pra encerrar, um dos homens do Rei se infiltra em Washington, pra saber aonde os carregamentos de ouro serão depositados, no leito oceânico, pro Rei depois poder tentar resgatá-los. Quando o cara chega na sala, o Rei JÁ SABIA. Porra, o cara é foda, não virou o REI atoa ? Eu até poria a seqüência aqui, mas ficou MUITO RUIM na minha câmera então fiquem na vontade e na imaginação. E a história continua na outra metade da HQ, com o Aranha desmantelando o esquema do gordo conseguir o ouro, mas é tão CHATO perto da primeira parte que eu nem vou resenhar (e porra, a resenha já tá enorme sem isso!) Então, boa noite e boa sorte e até o próximo "GIBI".


BONUS ROUND!


Pra encerrar amicos, duas coisas que você SÓ ACHA nos anos oitenta!


Alguém lembra desses enxertos aleatórios, que aconteciam porque contavam as páginas da história errado e não enchia o suficiente as páginas? Lol! Btw, gostei do Duende.


E porra! Como o John Byrne desenha MAU PQP. Isso era pra ser o pequeno Franklin Richard numa história HORRENDA que acontece depois da do Aranha, no mesmo Gibi, regada a ácido e roteiros ruins. Era pra ser o Franklin, porque acabou saindo um ANÃO CABEÇUDO. Sempre preferi esse puto escrevendo mesmo...

9 comentários:

  1. Já peço desculpas aos três leitores (se a Issue não ficou chateada com a minha brincadeira no Podcast passado) por REPETIR a revista na resenha! Eu prometo que a próxima vai ser de outro herói, to pensando no Lanterna Verde, que acham?

    Anyway, essa revista é MUITO afude, nada épica, mas única de certa forma. Fora que eu curtia muito o clima "Guerras Secretas" na Marvel. Eu ainda acho minha coleção da "Teia do Aranha" com as SecretWars...

    ResponderExcluir
  2. Nhé, de boa, já tinha lido essa revista e sinceramente ela não é lá grandes coisas(pra falar a verdade a história é até meio tosca e muito mal escrita, como qualquer coisa relacionada a guerras secretas).
    Se tu quer uma dica para as próximas foto-resenhas-retro que tal pegar alguma das antigas histórias do questão que saiam na revista defensores???? eram sensacionais (tem até uma em que o Vic vai viajar de avião e compra um edição de watchmen, meta linguagem pura hehehe), ou alguma antiga do capitão, eu também ia falar da liga cômica, mas dai é um clássico, e dai não vale.

    ResponderExcluir
  3. Marvel é bem mais realista mesmo... igual aquela vez que o venom desceu a lenha no Sentinela...

    e o realista escudo do Cap's, que é feito de vibranium (e absorve QUALQUER onda de choque)e ricocheteia nas paredes...

    (eu adivinhei que era o rei do Crime 0/)

    o nome da história que o Molho citou é "Oque Rorschach faria ?"... eu acho que resenha do lanterna é uma boa.

    Byrne tem um traço bem desengonçado mesmo, mas isso de desenhar crianças como anões cabeçudos não é defeito só dele não.

    Uma hora dessas vocês podiam escanear as revistas, né ?

    ResponderExcluir
  4. Molho - agradecemos e pedimos MAIS sugestões de revistas pras resenhas. o problema é arrumar elas, heasjhjeas. acho que tanto a minha coleção quanto a do Tarcizo já foram bem maiores... mas o tempo dá cabo de várias edições.

    e Liga Cômica? quem disse que não vale? claro que vale! vale tudo! vale o que vier!

    SÓ NÃO VALE DANÇAR HOMEM COM HOMEM! NEM MULHER COM MULHER!

    Diego - pô, o Little Superstar era moreno né cara. eu tava vendo mais videos dele... tinha um link com o filme INTEIRO em stream, pena que eu perdi. vou ver se acho de novo. era muito trapalhões a bagaça.

    Banned - NUNCA mexerei com scan aqui. dá um puta trampo NÃO REMUNERADO. já é meio chato tirar as fotos das revistas. fica a dica eterna: gibitecas do país, UNI-VOS! ou então, sebos virtuais.

    (ou então procura em inglês, shhhh)

    ResponderExcluir
  5. Ei Banned relaxa, o lance de "marvel mais realista" é só uma piada, isso fica meio claro no texto a final querer realismo em revistas em quadrinhos onde as pessoas voam é de uma idiotice, ainda mais nas revistas do aranha.

    ResponderExcluir
  6. PIor que a única gibiteca que eu conhecia na minha cidade (Curitiba) fechou pra reformas já faz um mês, estou me virando só nos sebos mesmo, em compensação estou achando um monte de histórias antigas do justiceiro da época do formatinho.

    P.S: Valeu Banned por me lembrar o nome da história, não sei como fui esquecer(uma vez que a pergunta que faz o título e feita umas duas vez durante a história)

    ResponderExcluir
  7. então, eu não esquentei não, só tava pondo mais "lenha na fogueira" marvete vs dcnauta

    ResponderExcluir
  8. Eae pessoal eu tenho algumas edições do Homen Aranha, eu escaneei e coloquei no meu Orkut, http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=12664722869241989341

    ResponderExcluir