sexta-feira, 9 de julho de 2010

VEIO DA PASTA DE FAVORITOS! 01

Eu sou muito desorganizado com meus favoritos. Mas duvido que eu seja o único, vocês todos aposto que quando tão SURFANDO NAS ONDAS VIRTUAIS (urrúl) vão abrindo um tonizilhão de páginas, aí conforme vão vendo aba a aba acham links interessantes, mas vocês não tão nem um pouco afim de ler na hora e bla bla bla... vai pros favoritos. Eu gostaria muito de conseguir deixar essa pasta organizadinha, mas... bom, não consigo.

Agora mesmo tava deletando vários links que eu nem sei porque favoritei no passado e achei essa listinha chamada "Women in Refrigerators". Nada mais é que uma lista de mulheres que morreram ou tiveram destinos ingratos nos quadrinhos. Não foi difícil achar uma versão atualizada da lista no ótimo site comicvine.

Quadrinhos, vamos admitir, são uma mídia bem machista. As mulheres em 90% dos casos, quando não são agradadores de olhos expostas em poses sensuais e com muita pele a vista são mocinhas em perigo ou defunto pra herói chorar por décadas e décadas. (oi Gwen Stacy)

O conceito, segundo o próprio comic vine foi inventado pela Gail Simone, e fala basicamente das mulheres que viraram presunto ou foram sacaneadas FORTE nos quadrinhos. E vem de uma antiga estória do Lanterna Kyle Rayner, em que o Major Força mata sua namorada e a esconde na geladeira do apartamento do casal. Foi bem zoado, eu lembro.


Eu não leio o Lanterna, então não sei se o Kyle continua chorando. Espero que não, isso foi em 94 acho, deu né?!

Vamos comentar algumas azaradas:

* Betty Banner - Estuprada, mutada numa Harpia, abortos múltiplos, morte, ressurreição, atual Hulk Vermelha.

Caramba! Sério? Eu nunca fui de ler muito o Hulk e não tinha a menor idéia. Na verdade o ano que mais lí Hulk foi o ano em que assinei o pacote Marvel, na época da Abril ainda, tempo da saga do Panteão. A Betty nada mais era do que uma esposa loira mandona que falava muito mais do que devia. E falando nisso, agora tem uma Hulk Vermelha também!? Porra! Ainda bem que eu não leio o Hulk!

Achei essa imagem da Betty, enquanto procurava saber como ela tava hoje em dia.


Bom, se tudo isso que aconteceu com ela não foi traumático, pelo menos deixou ela bem durona.

* Batgirl - Paralizada (eu ainda acho que além disso ela foi estuprada pelo Coringa).

Essa é um clássico. Um exemplo de mulher que se deu muito mal nos quadrinhos. Se o termo cunhado pela Gail Simone não fosse "Women in Refrigerators" provavelmente seria "Women in Wheelchairs". E isso só pelo que aconteceu com Bárbara Gordon, a Batgirl original.

Mas ela até que deu a volta por cima com classe. Abandonou o combate ao crime na base da porrada e agora ajuda muita gente fantasiada usando seu mega computador, que faz de tudo um pouco. Talvez até mágicas. E mesmo na cadeira de rodas, ela ainda se mostra capaz de meter porrada quando acuada.



* Vésper - Asas Cortadas. Possessão.

Pô, que pena. A Vésper era minha legionária favorita, não merecia esse tratamento.

É, a lista é longa e vai em frente. E alterna entre personagens merdas (Dardo) e personagens não tão famosos mas que eu gosto muito (Zatanna).

Algum dia mostro e comento outro link.

2 comentários:

  1. Os meus favoritos são organizados hehehehe.

    Achei massa essa lista, mostra que as HQs são muito machistas.... se bem que eu estou cagando pra isso.

    ResponderExcluir
  2. eu também não. só gostaria de ver boas estórias mesmo.

    ResponderExcluir