quinta-feira, 15 de julho de 2010

Boondocks


"Eu sou a pedra que o construtor recusou
Eu sou o visual
A inspiração
Que fez a Dama cantar o Blues

Sou a faísca que faz a idéia brilhar
A mesma faísca
Que ilumina a escuridão
E assim você sabe qual é a esquerda e a direita

Eu sou a cédula na sua caixa
A bala na arma
O brilho interno
Que te deixa saber
Chamar o seu irmão de 'filho'

A estória que apenas começou
A promessa do que está por vir
E eu vou ser um soldado
Até que a guerra seja vencida"

Boondocks é um desenho animado exibido pelo bloco Adult Swin do Cartoon Network, que agorinha mesmo se encontra no meio de sua terceira temporada. Eu conheci o desenho recentemente, indicado pelo Rafael Martino.

Quem ouviu os podcasts conhece o Rafael, ele participou daquele episódio que quase se perdeu sobre Zumbilândia, e apresenta o podcast Radio Corsa sobre ciclismo.

Eu nunca vi ninguém falando sobre essa animação em nenhum lugar da internet brasileira, por isso resolvi escrever algumas linhas sobre o que eu julgo ser um dos desenhos animados mais INTELIGENTES E ENGRAÇADOS dos últimos anos.

O que me deixa um tanto surpreso. Como ninguém falou nada ainda!? Esse pessoal tá ocupado assistindo o que afinal? Doutor House?

A estória fala sobre uma família negra que se muda do ambiente urbano pra um subúrbio de classe média alta. Os personagens principais são dois irmãos, Huey e Riley Freeman, e seu avô, Robert Freeman.

Huey Freeman tem 10 anos e é um radical de esquerda. Ele tem fotos do Macolm X e Che Guevara no quarto, sempre tem uma visão profunda sobre os fatos, é extremamente educado quanto a política e questões sociais. Ele nunca sorri, como todo bom radical de esquerda. É a voz da sanidade no programa.

Huey posa de Malcolm X

Riley Freeman é um garoto de 8 anos, que é fascinado pela cultura gangsta rap. Ele se veste e se porta como membros de gangues, adora o estilo de vida criminoso e idolatra seus ídolos. Seus idolos são qualquer rapper que apareceu na tv sofrendo acusações de estupro, uso de drogas, envolvimento com gangues, etc... ele também acha que tudo é gay.

You wanna play rough? ok. Say Hello to my little friend

Robert Freeman é o avô e guardião legal dos garotos, que resolveu se mudar pros subúrbios só pra dar um ambiente mais saudável pros próprios netos. Ele QUASE foi peça principal de vários movimentos de importância pra população negra norte-americana, mas algo sempre o impedia. Por exemplo, nos anos 60 quando os negros enfrentavam a polícia nas manifestações de reinvidicação de justiça social, Robert QUASE participou. Mas ele teve que voltar pra casa porque esqueceu seu casaco de chuva, e acabou perdendo a manifestação. Bom, ele não foi culpado, ele viu nos jornais que durante todas as manifestações que haviam ocorrido na semana a polícia sempre acabava enfrentando a multidão com mangueiradas de bombeiro, ele só julgou que todos provavelmente iriam aparecer de casacos de chuva.

Ele é quase um Forrest Gump velho. E negro.

Pelas fotos que eu coloquei dá até pra pensar que eles tão sempre muito putos da vida né?

Não, só o Huey mesmo.

A série fala basicamente do cotidiano de cada um dos personagens no novo ambiente. Seu criador é Aaron McGruder, e a série começou como uma tira sindicalizada, que foi parada depois da adaptação pra tv. A tira na verdade se parecia muito com um Peanuts político e negro.

Mas agora eu não quero falar mais nada a respeito, planejo comentar em um podcast a primeira temporada da série com o próprio Rafael Martino que me indicou a série. Qualquer hora a gente se reúne. Fique no aguardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário