terça-feira, 10 de agosto de 2010

Nardwuar, o Guardanapo Humano

Deixe-me falar a vocês, pessoas do mundo, sobre uma figurinha canadense que freqüentemente aparece de chapéu de golfe e óculos, com uma voz aguda, um tanto intrusivo, mas muito carismático.

Ele atende pelos nomes The Nard. Nardmeister. Doot Doola Doot Doot Nard Doot. Ou, simplesmente Nardwuar, the Human Serviette (o guardanapo humano).

A primeira vez que eu vi um vídeo do Nardwuar, ele aparecia entrevistando Jello Biafra, ex-vocal dos Dead Kennedys e King Buzzo, eterno vocal dos Melvins. Nardwuar tinha um jeito estranho de lidar com os entrevistados, aparecia como uma personagem ridícula, mas os fazia rir. Eles se divertiam, riam entre si, e compartilhavam piadas infames. Como velhos amigos.

Acontece que aquela não era a primeira vez que a dupla se encontrava com Nardwuar. Aparentemente, Nardwuar é o entrevistador idiota oficial na cidade de Vancouver, British Columbia Canadá, entrevistando sem muito compromisso pessoas das mais diversas (políticos, cineastas, mas principalmente músicos). Olha só o canal dele.

Nardwuar fantasiado de Guardião da Tropa Alfa com sua banda, The Evaporators

Nardwuar não consegue agradar a todos. Na verdade, ele nem quer isso. Só quer entrevistar as pessoas, mostrar seu personagem e dar algumas risadas. O que parece fazer com que algumas pessoas gostem de ser entrevistadas por ele é o fato de que Nardwuar realmente é um bom entrevistador que faz sua lição de casa. Ele realmente sabe quem está entrevistando, geralmente trazendo peças obscuras sobre os artistas, coisas que eles próprios nem se lembravam. Pergunta sobre anedotas pouco conhecidas (como a vez que Ian MacKaye e Henry Rollins enfeitaram sorvete Häagen Dazs com veneno de rato rosa) e mostra parafernálias obscuras (como o gibi do Public Enemy, coisa que realmente surpreendeu Flavor Flav). É muito freqüente ver os entrevistados falando coisas como "quem te falou isso?" ou "onde você achou isso?".

Nardwuar também não desrespeita os entrevistados, não são um Vesgo e Sílvio da vida. Ele se mostra confrontativo em diversas ocasiões (tendo inclusive tirado Beck do sério em uma ocasião). Mas eu interpreto essa confrontação da seguinte forma: não são ataques direcionados ao entrevistado, Nardwuar simplesmente reproduz os ataques que essas pessoas sofrem da mídia e dá a elas a oportunidade de responder a respeito. Justo, não? Quando ele pergunta algo como "porque as pessoas deveriam ligar pra você?", me parece ser bem honesto. Os artistas entrevistados só sobrevivem porque são consumidos, então, nas palavras deles próprios, o que eles oferecem ao mundo?

Algumas pessoas não gostam dele. Travis Barker do Transplants (e ex blink 182) se mostra visivelmente irritado com a personagem nesse vídeo:



O estranho é que o outro cara da banda realmente começava a simpatizar com Nardwuar. Claro, Nardwuar deu bastante atenção a ele. Travis na verdade fica de escanteio a maior parte da entrevista.

Sei lá, algumas pessoas se levam a sério demais. E ver um cara que já fez parte dos divertidos Aquabats e do infame Blink 182 se levar tão a sério é simplesmente triste.

Lembram de quando eu falei que Nardwuar e Jello Biafra pareciam ser velhos amigos? Eles são, Nardwuar o entrevistou em diversas ocasiões desde o final dos anos 80. Na primeira vez Jello estranhou o garoto de voz estranha, mas nas outras deve ter pensado "que diabo, se eu estou na piada, melhor rir junto.”.

Vou deixar aqui uma seleção dos melhores momentos catalogados no canal do youtube. São só umas poucas que eu vi e gostei muito.

- Nardwuar e Wesley Willis. Lembram-se do Wesley Willis? O esquizofrênico "descoberto" pelo Mike Patton que cantava músicas sempre por cima da mesma batida de teclado manjadaça? Essa entrevista é simplesmente muito bizarra.

- Nardwuar e Distillers. Vejam Brodie, a vocalista do Distillers provar por A + B que sim, ela é australiana.

- Nardwuar e David Cross. eu adoro o David Cross, é um ótimo comediante e se mostra muito a vontade conversando com Nardwuar.

- Nardwuar e Katy Perry. Katy Perry... eu nem sei que música ela canta, mas meu Deus, que gatinha. Fora isso, porra, é uma garota maneiraça. Muito legal mesmo.

- Nardwuar e Tom Morelo. finalmente uma entrevista onde Tom Morelo não fala sobre comunismo ou técnicas "inovadoras" pra se tocar uma guitarra.

Existem também muitas entrevistas em áudio no site dele. Vejam o canal de feed. Recomendo muito um dos primeiros arquivos, que eu chamo muito apropriadamente de "trilogia do gelo", onde Nardwuar entrevista Ice Cube, Vanilla Ice e Ice-T. Lá embaixo tem também uma com o Cansei de Ser Sexy, aqui do Brasil. (eu não gosto da banda, mas confesso que foi uma ótima entrevista)

Bom, é isso aí. Se você tem um ouvido bom pro inglês eu acho que é uma boa dica.

Keep on rockin' on a free world folks, and, "Doot Doola Doot Do..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário